Livro: As cores da escravidão

Trago mais uma história compartilhada e contada pela Ieda de Oliveira, porém muito triste ao ler a verdadeira história de pura escravidão, trabalhadores que recebem por troca de comida, utensílios pessoais.

Fonte: https://s3uswest2.amazonaws.com/catalogo.ftd.com.br/files/uploads/13400755_resized_278x400.jpg

A história desse livro é muito chocante, a autora Ieda, vai discorrendo sobre vários relatos sobre a escravidão em pleno século XXI, a maioria no Nordeste, no Pará, é leitura muito tranquila e rápida

Em “As cores da escravidão”, “o garoto Tonho vive o sonho de uma vida melhor. Embalado pelas histórias da avó, ele convence seu amigo João a seguirem um gato (homem que recruta trabalhadores, servindo de intermediário entre o empreiteiro e o peão) que apareceu na cidade”.

“A realidade encontrada pelos meninos é dura e triste, em uma história sobre inocência roubada, sonhos frustrados, infância escravizada. Mas também, de esperança, compaixão, amizade e amor”.

Como pode o “ser humano” explorar o outro “ser humano”, criança com a sua infância mutilada, torna-se no mínimo estarrecedor, humilhação, entre outo, sem direito algum, sem estudo, desta forma, pode anotar numa caderneta que conste qualquer valor, de compra de comida e uso pessoal, porque a maioria são analfabeto e não tem direito a nada, nem mesmo a própria vida.

Tem um determinado relato que uma criança e um adulto, foram dormir num curral, junto com alguns animais, em cima de palha, num relento, com o abandono da família, na tentativa de melhorar as condições de vida, ao chegar se depara com a realidade, bem pior do que se tinha. São situações que ocorre no dia-a-dia e aqui no Brasil, um país desenvolvido, mas que ainda admite esse tipo de escravidão, passando por cima de tudo e de todos, inclusive a Constituição Federal de 1988.

Vale apenas conferir essa literatura, será recomentado desde o ensino fundamental,  médio e qualquer público que se interessar pela leitura.

Att. Roseli

Muito obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s