História: Praça Zacarias em Curitiba/Paraná.

Praça Zacarias, localizada na cidade de Curitiba/Paraná, sul do Brasil, é uma cidade linda, maravilhosa, turística. Mas tem que ser desmitificada, não pode e deve ser considerada apenas europeia, ser vista por único viés, e as outras etnias, que também fizeram parte desta construção.

        

Hoje este lugar lindo chamado Praça Zacarias localizada cidade de Curitiba/Paraná, no Brasil. Visto que foi uma local frequentado por diversas etnias, sobretudo negros e afrodescendentes, escravos, os indígenas e famílias mais carentes. Desta forma foi desenvolvida e construído por um negro dos irmãos Engenheiro Antonio Rebouças.

Atualmente conhecida como Praça Zacarias, em homenagem ao primeiro Presidente da Província independente de Curitiba, empossado em 19 de dezembro de 1853, Zacarias de Góes e Vasconcellos.

Ainda que o chafariz, era um local que coletava a água do campo da Cruzdas Almas (onde é hoje a praça Rui Barbosa), foi proposta do engenheiro Antonio Rebouças Filho, na época ocupado pelos estudos do projeto da ferrovia Curitiba-Paranaguá (ele e seu irmão, homenageados hoje na cidade pela rua Engenheiros Rebouças). Era um local de estudos, de pesquisas, mas era também um local de sociabilização, compartilhamentos de diálogos em busca de melhorias de condições de transporte, de locomoção, de economia. Tanto que os tubos vieram do Rio de Janeiro, as torneiras vieram da Europa e o poste sextavado fora feito por um artífice brasileiro.   A obra foi concluída em 08 de setembro de 1871. (JUNIOR, 2002).

O início da história da Praça Zacarias se deu 1870 e era um local que as mulheres negras escravas também se encontravam neste local, para lavar roupas, buscar água para as suas tarefas de casa, até porque o local oferecia água potável e distribuía as comunidades, com as seguintes localidades: ruas Marechal Deodoro, Emiliano Perneta, Dr. Muricy e (Des. Westphalen). Um breve resumo da história de Curitiba/Paraná e constituída por toda a nação brasileira. Portanto negada, negligenciada por muitos, tendo em vista que alguns historiadores e pesquisadores é que buscará encontrar a visibilidade do negro, do afrodescendente e dos escravos, com objetivo de buscar esclarecimentos, sendo a cidade de Curitiba é considerada a mais europeia do mundo.

Também tinha um mercado público, que posteriormente foi transferido para a Praça Generoso Marques.

Fontes: http://3.bp.blogspot.com/_STMEfocjkw4/SoVj-1G4uOI/AAAAAAAAAbQ/VBAe6Uf-mCU/s1600-h/Pra%C3%A7a+Zacarias+4.jpg

Fonte: Livro “Ruas e histórias de Curitiba” de Valério Hoerner Júnior. Editora Artes e Textos. Curitiba, 2002.

Muito agradecida!

Att. Roseli

Um comentário sobre “História: Praça Zacarias em Curitiba/Paraná.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s