Abolicionista que libertou mais de 500 escravos será reconhecido pela OAB

                   

noticias.uol.com.br/…/abolicionista-que-libertoumais-de-500escravosserareconhecida somente no ano de 2015.

                A história deste ilustre homem Luis Gonzaga Pinto da Gama, (1830-1882), era filho escrava com pai livre, de pele branca, devido a questões de problemas de estrutura familiar, o Luis Gama, foi vendido para outra, passando algumas dificuldades. Porém muito inteligente, autodidata, se desenvolveu nos estudos, galgando conquistas e mais conquistas na vida acadêmica, bem como: Letras, poeta, advogado, jornalista um dos mais combativos abolicionistas da história brasileira.

            Como era uma pessoa muito inteligente no ano de 1847, quando foi vendido, sabendo da ilegalidade de sua história porque era filho de mãe livre, logo resolveu fugir, serviu o exército por um período de tempo.

                “Foi fundador imprensa humorística paulistana, por suas razões ocultou, por duas vezes, mas sua obra principal foi “Primeiras trovas burlesca de Getulino”, de 1859. E um dos seus maiores legado na história brasileira, foi quando tornou-se advogado e suas atribuições contra a escravidão, conseguindo liberta mais de 500 escravos com a seguinte frase brilhantemente “Perante o Direito, é justificável o crime do escravo perpetrado na pessoa do Senhor”. Conhecido como o “amigo de todos”, tinha em casa uma caixa com moedas quando pessoas negras procuravam por ele, o ajudavam a suprir as suas necessidades.  Desta forma influenciou grandes personagens como Raul PompéiaAlberto Torres e Américo de Campos mas morreu em 24 de agosto de 1882, e infelizmente sem ver concretizada a Abolição”.

              Luis Gama somente 03 de novembro de 2015, através de rábula, recebeu o título de advogado pela (OAB – Ordem dos Advogados do Brasil), após 133 anos de seu falecimento.

          Está mais uma história que deveria contar nos livros didáticos, didáticos digitais, sobretudo nas escolas públicas, gratuitas, conteúdo de qualidade, os estudantes o direito e merecem saber desta história rica, maravilhosa, brilhantemente de quem é o Luis Gama, a história da vida dele. Porque não constar nos livros, nas obras literária, artigos, nas teses de mestrado, doutorado, etc. As histórias de pessoas com legado de brilhantismo, precisam ser vistas, lembradas, condecoradas, etc.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/63/Luiz_Gama.jpg/240px-Luiz_Gama.jpg.

http://www.museuafrobrasil.org.br/images/default-source/noticias/luiz-gama.jpg?sfvrsn=0

Att. Roseli

Muito obrigado!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s