A culinária representadas por comidas típicas afro-brasileiras surgiu no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII, mais especificamente no Nordeste, sobretudo em Salvador – Bahia, o que mais apreciava na culinária era o óleo de “dendê”, comida com um pouco mais de óleo, e temperos naturais, óleo extraído da polpa do fruto da palmeira de origem africana, ingressada no Brasil, segundo o autor, (Luis dos Santos Vilhena, 1º edição, 1802).
Acarajé-Bolo de feijão-macaça temperada e moída com camarão seco, sal e cebola,frito com azeite de dendê
Vatapá-Papa de farinha-de-mandioca com azeite de dendê e pimenta, servida com peixe e crustáceos.
Quibebe-Papa ou purê de abóbora(jerimum)com leite.
Abará-Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Iansã, Obá e Ibeji), entre outras receitas, etc. (Receitas publicadas por Thomas Andrew).
Cuscuz:é uma herança dos povos islamizados da África ,e é composto de farinha de trigo ou de arroz e servida com carne e verdura, já as nossa cozinheiras introduziram leite de vaca e leite de coco mais carne-seca e o torresmo como complemento. (Receitas publicadas por Thomas Andrew).
https://www.google.com.br/imgres?
https://www.google.com.br/imgres?
https://www.google.com.br/imgres?
https://www.google.com.br/imgres?
Att. Roseli
Muito obrigada!
gostei mas ñ tem outas comidas típicas africanas?????
CurtirCurtir