Estarei apresentando os Livros didáticos digitais, que na qual está sendo analisado imagens e textos dos afrodescendentes e africanos, através de projeto que está em construção de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias, Instituição UNINTER – Centro Universitário Internacional.
São três livros, um Língua portuguesa e literatura, um História e um de Sociologia, produzidos pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná, ano 2007, 2ª edição, um de Língua Portuguesa e Literatura, um de História, e de Sociologia, e consta disponível no site: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6, Recursos Didáticos – Livro Didático, Portal do dia-a-dia.
O que levou a escolher estes três Livros, foi porque são os que mais evidenciam personagens de Afrodescendentes e Africanos, como apenas Histórico de Escravidão, é evidente que a Escravidão, existiu no mundo todo, e foi legítimo. Porém, os Afrodescendentes e os Africanos não fazem partem da História do Brasil do como construtores, como cidadão brasileiro, como Direitos e Deveres, existem uma série de personagens de ascensão social, em que deveriam constar nos Livros didáticos e digitais.
Uma vez que, os Livros didáticos e digitais, traz nos conteúdos, como já mencionado História de Escravidão no Brasil, contradizendo a realidade. Desta forma apresenta conotações de discriminação racial e preconceituosa. Tendo em vista fere o princípio da dignidade humana, sobretudo a Lei maior, o artigo da 5º da Constituição Federal de 1988, a Lei 10.639/2013, e o Estatuto da Igualdade Racial 12.288/2010 e tantos outros.
Att. Roseli
Muito obrigada à todos!